1. Apresentação

O Psicologo.pt ® é uma ferramenta de saúde mental.

Através do Algoritmo de Empatia, desenvolvido pelo Psicologo.pt ®, o nosso objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem o seu Psicólogo Ideal.

2. Inscrição

Para a utilização do Psicologo.pt ®, as pessoas (pacientes e psicólogos) terão de preencher um formulário de inscrição com os seus dados pessoais, de forma consentida e informada.

Os dados recolhidos são confidenciais e exclusivamente analisados pela Equipa do Psicologo.pt ®.

No caso do paciente ter menos de 18 anos de idade, deverá ser o seu representante legal a dar o consentimento informado, assinalando a concordância com as Condições de Utilização do Psicologo.pt ®.

3. Modelo de Empatia

Enquadramento

Na psicologia é amplamente consensual a importância da relação terapêutica na intervenção clínica, sendo a empatia uma das principais variáveis desta relação (já identificada na década de 1950, pelo psicólogo Carl Rogers).

O Psicologo.pt ® postula, assim, que uma relação terapêutica que se inicia na empatia promove e fortalece, logo à partida, resultados positivos no acompanhamento psicológico.

Conceptualização

O Psicologo.pt ® define a empatia como sendo um processo psicológico de identificação, compreensão e sincronização entre duas pessoas.

Nesta sequência, o Psicologo.pt ® desenvolveu o Modelo de Empatia, uma metodologia que permite a caracterização do paciente e do psicólogo, baseada em diversos parâmetros de informação, e assim atribuir uma classificação de correspondência empática.


Informação Reservada ou Confidencial

A informação recolhida no Modelo de Empatia, quer do paciente, quer do psicólogo, é de carácter reservado ou confidencial.

Informação Reservada: caracteriza a informação individual, quer dos psicólogos, quer dos pacientes. Apenas a Equipa do Psicologo.pt tem acesso a esta informação.

Os pacientes não têm acesso ao perfil do psicólogo.

Informação Confidencial: caracteriza a informação clínica do paciente. Apenas a Equipa do Psicologo.pt tem acesso a esta informação, sob coordenação clínica e no uso restrito do Modelo de Empatia.

Os psicólogos não têm acesso prévio ao perfil dos pacientes.

Só no momento que antecede a Marcação da Consulta de Empatia, é encaminhado a informação clínica disponível para o psicólogo. É neste momento que começa o processo de acompanhamento psicológico por parte do psicólogo, sempre enquadrado no Código Deontológico da OPP – Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Etapas

O Modelo de Empatia tem 4 etapas: (1) Inscrição, (2) Análise de Dados, (3) Psicólogo Ideal e (4) Consulta de Empatia.

1. Questionário: esta é a primeira etapa onde o paciente ou o psicólogo registam-se na plataforma, através de um formulário

2. Algoritmo de Empatia: após a inscrição, será feita a análise de dados, através do nosso programa de machine learning, criado e monitorizado pelo Psicologo.pt ®

3. Psicólogo Ideal: a análise de dados (classificação), permitem o matching (correspondência) por empatia (afinidade) e, deste modo, a seleção do Psicólogo Ideal para o paciente (e vice-versa).

4. Consulta de Empatia: o resultado final deste processo será a Consulta de Empatia, entre o paciente e o seu Psicólogo Ideal.

4. Consulta de Empatia

Esta primeira consulta, designada como Consulta de Empatia, tem uma duração menor que uma consulta habitual de psicologia, sendo a previsão média de 30-45 minutos.

A Consulta de Empatia tem 3 objetivos:

(1) a Empatia: o estabelecimento de um primeiro contacto entre o paciente e o psicólogo;

 (2) a Triagem: a apresentação e caracterização das preocupações e necessidades do paciente, de forma simplificada;

(3) a Prescrição: a indicação, por parte do psicólogo, dos objetivos da próxima consulta, caso seja prescrita a continuidade.

A consulta de empatia é por definição online. A escolha do canal digital para a consulta de empatia é exclusiva do psicólogo e do paciente.

5. Honorários

Valor de Consulta

O Psicologo.pt ® apresenta o valor referencial de 50€ por consulta (cinquenta euros). Contudo, o valor de consulta é definido por cada psicólogo.

Consulta de Empatia

A consulta de empatia é gratuita e limitada à disponibilidade de agenda dos psicólogos.

Excecionalmente, caso a consulta de empatia, por necessidade de intervenção psicológica, tenha uma duração significativamente superior ao previsto (30-45 minutos), o psicólogo poderá considerá-la uma consulta de carácter regular, atribuindo-lhe o valor de consulta a ser pago pelo paciente.

Esta reavaliação do ato deverá ser transmitida ao paciente logo assim que ocorra, para consentimento informado.

Esta exceção tem como objetivo não interromper abruptamente uma intervenção mais prolongada que seja, de forma consensual, necessária de ocorrer.

Pagamento e Faturação

O pagamento das consultas é realizado pelos pacientes diretamente ao psicólogo. Cada psicólogo opta pelos meios de pagamento disponíveis ou preferenciais (opções recomendadas: transferência bancária, MB Way, Revolut ou PayPal). Do mesmo modo, cada psicólogo define se o pagamento é prévio ou posterior à consulta.

A faturação é da exclusiva responsabilidade dos psicólogos.

Em todo o processo, o Psicologo.pt ® nunca recebe qualquer pagamento dos pacientes.

6. Prazos

Após pedido de consulta: 48 horas

Após o pedido de consulta, o Psicólogo Ideal contacta o Paciente para agendamento da Consulta de Empatia.

O prazo de envio de proposta de agenda, tem a estimativa de 48 horas.

Após proposta de agendamento: 48 horas

Define-se, igualmente, um prazo de 48 horas para o paciente responder à proposta do psicólogo.

Em caso de não resposta, o psicólogo deverá informar o Psicologo.pt ® desta não ocorrência.

O Psicologo.pt ® terá mais 48 horas para contactar o paciente.

Se o paciente responder ao contacto do Psicologo.pt ®, o pedido é encaminhado novamente para o Psicólogo Ideal.

Caso o paciente continue sem responder, o pedido é considerado inativo.

Cancelamento de Consulta: até 48 horas

O paciente poderá desmarcar a consulta, até 48 horas antes da mesma, sem qualquer encargo. Caso o cancelamento seja realizado com menos de 48 horas de antecedência, deverá ser feito o pagamento da consulta mesmo que não concretizada, por ocupação de agenda. Qualquer exceção será avaliada pelo psicólogo.